11/05/2012

LÍQUENS... AS PRAGAS DO BEM




Os líquens são uma associação de algas e fungos, que só nascem nas árvores em situação de umidade e não causam prejuízo algum. Muito pelo contrário, pois os líquens não se desenvolvem em locais poluídos, apenas em lugares com boas condições do meio ambiente.

Para nós, o  “excesso de boa qualidade do ar” da região chega a ser incômodo, pois faz os líquens se multiplicarem de maneira muito rápida, principalmente nos Pinheiros, comprometendo a  aparência das plantas, que podem passar a impressão de estarem "mofadas". 
Mas, apesar do líquen não ser uma doença, o excesso dessas pragas pode ser prejudicial,  pois se não forem controlados, chegam a sufocar os ramos dos pinheiros, impedir o nascimento de novos brotos, e até a causara perda de um galho inteiro, caso ela chegue a cobrir as agulhas.

Para quem  percebeu a presença de alguns fungos acinzentados ou manchas rosadas como essas da foto nas suas plantas, não é preciso se assustar. Os líquens não resistem a ambientes urbanos ou a presença de poluição da cidade e nessas condições, costumam sumir naturalmente. Já se a planta vai ficar em local com boas qualidade de ar, os cuidados são simples e é preciso apenas  evitar que ela fique em locais sombreados ou com excesso de umidade. O controle dos líquens já existentes é relativamente fácil e pode ser feito de forma totalmente natural, sem uso de químicas.

No sítio, costumamos tomar as seguintes medidas: nos vasos, eu uso um borrifador com água e passamos escovão ou escovinha de dentes nos troncos e galhos. Retirando os liquens, em pouco tempo, as manchas também costumam sumir.

Nos pinheiros plantados no chão, o Sérgio “lava” o pinheiro com com um jato de água em alta pressão.

O resultado costuma ser muito bom. 

Manchas rosadas causadas pelos liquens... apesar de feias, são indicadores de boa qualidade do ar.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. obrigada, Lescan! É sempre um prazer recebe-lo por aqui! Até logo. abç

      Excluir
  2. Oi Lili, gostei desta dica dos liquens. como eu moro numa chácara lá aqualidade do ar é ótima e isso está ocorrendo... Voc6e poderia colocar essa dica no fórum do bonsai...a gente se vê por lá.
    abraço Elio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elio! Que prazer receber sua visita! Vou postar la no Fórum.

      Excluir
  3. Olá Lili! Vi algumas postagens sua sobre bonsai, sendo especifico a Tuia anã. A quase um mês ganhei uma, porém ela secou todos os galinhos. Não tinha muitas informações sobre. O que fiz foi cortar e arrancar todas as folhinhas e galhos mais secos. Ela esta agora com o troco e alguns galhos sem folhinhas. Ela tem oportunidade de sobreviver? Eu a adubei com um adubo que recomendava na caixa em que ela veio. Não queria perde-la, pois ganhei de uma pessoa muito especial.
    Peço desculpa pelo incomodo e agradeço desde já se puder me dar uma esperança.
    Grande abraço, fique com Deus.
    Atenciosamente: Fênykis de oliveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Fênykis! obrigada por visitar meu blog. olha... se todos os galhos estão secos e pelados, é provavel que ela esteja morta. Coniferas morrem de dentro para fora, e muitas vezes elas já estão mortas no momento da compra. Procure comprar as plantas sempre em lugares confiáveis, diretamente com o produtor, ou em algum garden center idôneo para não correr o risco de perder suas plantas.

      Excluir

Gostaríamos muito de saber a sua opinião. Escreva, opine, dê sugestões. Ou apenas mande um Oi!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.