28/01/2012

BUXINHO: topiaria e cuidados


  • Nome Técnico:Buxus sempervirens L.
  • Sin.: Buxus arborescens Mill., Buxus myrifolia Lam., Buxus suffruticosa Mill.
  • Nomes Populares :Buxinho.
  • Família : Família Buxaceae.
  • Origem:Originário do Mediterrâneo e Ásia.

Uma das plantas mais utilizadas em paisagismo, sendo muito utilizada tanto em jardins orientais como nos de estilo europeu, o buxinho é muito resistente ao clima frio mas também pode ser  cultivada em climas mais quentes sem grandes problemas.

topiaria em buxinho

 
Árvore ou arbusto lenhoso, de folhas perenes, ela pode atingir 5,0 metros de altura, masnormalmente  é mantido podado para cercas-vivas, quebra-ventos e plantas solitárias topiadas.
As folhas são pequenas, ovais, arredondadas, verde-escuras na página de cima e verde-claras na ínferior.
topiaria em buxinho


O Buxinho é uma planta que aprecia locais ensolarados, mas que tolera a sombra durante uma parte do dia.
Aprecia solos argilosos, com bom teor de matéria orgânica.
buxinho no paisagismo


    
Para manter o visual bonito e compacto, a poda dos ramos de ponteiro deve ser frequente, para que o buxinho não perca a forma.
Em geral já se adquire a muda topiada quase sempre na forma arredondada, mas alguns de nossos clientes gostam de formatos mais diferentes ou exóticos como os que mostramos => AQUI <=.
Maiores informações, entre contato com a gente .

20 comentários:

  1. Oi , estive por aqui novamente ,adoro ver o trabalho de vocês.Parabéns , Beijos , Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rose Mary! Que bom que vc gosta do nosso trabalho!Vc é muito bem-vinda sempre! um beijo!

      Excluir
  2. Olá ! Será q vcs trabalham com aqueles buxunhos em forma de escadinhas? Acho muito belos! Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, anônimo! Não temos buxinhos prontos em forma de escada, mas podemos providenciar uma poda para que ele fique no formato que vc deseja. Qual o tamanho que vc gostaria?

      Excluir
  3. Olá Boa tarde, tenho um buxinho de mesa , como um bonsai, até então estava tudo numa boa , eu molhava ele diariamente e colocava-o no sol diariamente , mas fui viajar e deixei para uma outra pessoa cuidar , quando retornei depois de uns dias ele estava ressecado. Gostaria que voces pudessem me ajudar a recuperar ele!Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe! Obrigada por visitar meu blog.
      Vc poderia me mandar uma foto por email? Ou então dá uma passada no ceagesp, e leva sua planta pra gente dar uma olhada. Os endereços estão na guia contatos. obrigada!

      Excluir
  4. Olá! Sou Solange moro em uma região muito quente no sul do Piaui (São Raimundo Nonato) e sou apaixonada por plantas principalmente as diferentes com kaizuka,buxinhos e tuia, gostaria que me orientasse como cultivar esses três tipos, qual tipo de solo (areia ou barro) e adubo (natural como de animal ou os prontos que existe no mercado)qual o mais indicado e a quantidade de cada um deles para replantar em vasos e em solo pois todos os buxinhos e tuia que plantei secaram por inteiro e a kaizuka tenho duas uma no solo e a outra planta num vaso misturei barro vermelho com adubo úmido que comprei na floricultura que é o orgânico, eu acho.

    aguardo ansiosa por resposta.

    Boa Noite e desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Solange. Nesse blog tem postagens sobre esse assunto, dá uma olhada.

      Excluir
  5. Olá! Parabéns pelo site.
    Ganhei um buxinho de vaso, com bonsai, estava tudo indo perfeitamente, moro numa cidade no Estado do Paraná, que venta bastante e rrafaz muito friu, agora que começou o inverno, o meu buxinho começou a secar, apenas alguns galhos esão verdes, e não sei o que fazer, rego a cada 3 ou quatro dias, não coloco água da torneira pois é geleda, então deixo ela meio morna, coloco no sol, mas parece que secou mais. O posso fazer para que ele não morra? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, Márcia! O buxinho costuma ser bem resistente ao frio e eu não vejo a necessidade de esquentar a água para regar. Faz muito tempo q vc ganhou ele?

      Excluir
    2. Eu ganhei em março, mas ele não é novinho tem os troncos já fortes, como posso enviar uma foto para que você veja e me diga o que fazer? Obrigada

      Excluir
    3. A cada dia ele amanhece mais seco, tem um ou dois galhos verdes, tenho regado a cada 3 ou 4 dias, posso enviar uma foto via e-mail?? Obrigada

      Excluir
    4. pode mandar no meu email sim.

      Excluir
  6. Olá, meu nome é Rafael. Vcs atendem o Ceasa Campinas?
    queria informações sobre os valores dos pinheiros negros.
    rbcortez@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá! Moro em Belém do Pará. Adquiri dois buxinhos para compor a decoração da faixada de minha casa; fiz a transferência para um vaso um pouco maior do que aquele em que ele veio; no momento da transferência de um deles a terra barrenta acabou se desfazendo um pouco; completei a troca de vasos com terra preta; rego um dia sim e outro não; em Belém o sol a intenso, durante o dia, mas geralmente à tarde sempre cai uma chuvinha; o local o de ficam expostas as plantas tem sol intenso somente pela manhã; isso ocorreu há 20 dias e estou percebendo que a planta que teve e terra barrenta um pouco espalhada tendo suas raízes maior contato com a terra preta está começando a ressecar...o processo está no início...Será que vou perder toda a planta? O que devo fazer?.... a outra está muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Jackmirna. Eu não conheço o clima ai em Belem, mas a planta q vc comprou é da região mesmo? Plantas q vem de regiões com climas muito diferentes, costumam sentir um pouco o replantio. Como vc disse q o outro buxinho está bem, também nao sei te informar com certeza. É difícil dar um parecer sem ver a planta.

      Excluir
  8. Olá, moro em Mato grosso e gostaria de saber se vcs entregam plantas aqui, e qual seria a quantidade mínina? se sim gostaria de um telefone para esta entrando em contato, gostaria de comprar buxinhos topiados, de vários formatos, mas grandes de preferência....obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gisselle. Infelizmente não entregamos em Mato Grosso. Nossas vendas são feitas no CEAGESP, ou no sítio, com visita agendada. Geralmente quem é de outra cidade/ estado vem aqui para comprar ou então providenciam uma transportadora para isso. Qualquer coisa, ligue para gente. (11)5926-0161 ou (11)9.9421-6455. abç

      Excluir
  9. Olá bom dia. Tenho um buxinho eu regava diariamente mas fui viajar fiquei 3 meses fora, meu marido não cuidou, quando cheguei ele estava todo seco, ficou sem água e exposto ao sol intenso. Será que tenho como recuperá-lo? Como posso enviar as fotos dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Paulinha. Nossa... se está inteiro seco, desconfio que morreu. Mas, mande uma foto no meu email elianagao@hotmail.com

      Excluir

Gostaríamos muito de saber a sua opinião. Escreva, opine, dê sugestões. Ou apenas mande um Oi!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.