25/01/2012

KAIZUKA

editado em 23/06/2014
Peço por gentileza, que antes de mandarem perguntas, verifiquem nos comentários se a mesma pergunta já nao foi feita e respondida anteriormente.
Questões sobre adubação podem ser encontrados nesse post AQUI



KAIZUKA

Nome Científico: Juniperus chinensis torulosa
Sinonímia: Juniperus chinensis 'Kaizuka'
Nome Popular: Kaizuka, cipreste-kaizuka, junípero-chinês
Família: Cupressaceae
Divisão: Gimnospermae
Origem: China e Japão
Ciclo de Vida: Perene

O Kaizuka é uma das plantas mais requisitadas pelos nossos clientes. De origem sino-japonesa, ela é uma árvore decorativa que cresce em forma de cone ou colunas, que se assemelham a uma escultura retorcida em forma de suspiro. Seus ramos são ramificados e compactos, e suas folhas pequenas e comprimidas, que lhe conferem uma textura bastante densa.
Suas formas esculturais são muito valorizadas quando plantado isolado e livre de podas, chega a alcançar 7 metros. Além disso, cumprem bem o papel de isolar o jardim do pó e do ruído das ruas.

O kaizuka é imponente e fica perfeito em jardins de estilo europeu e oriental. 
Também fica muito bonito em vasos, e é muito requisitado por bonsaístas .

Nós temos uma  grande variedade dessa planta, desde pequenas mudas, até as árvores de grande porte, a um preço  competitivo e qualidade indiscutível,  prontas para sair do sítio direto para o jardim do cliente.

Para a maior tranquilidade dos nossos clientes, todas as nossas plantas são sangradas regularmente, podendo ser retiradas do sítio a qualquer momento, sem risco de fragilizar a planta.
Kaizuka; kaizuca
remoção de um imponente Kaizuka de 7 mts feita  pela nossa equipe.
Kaizuka; kaizuca


97 comentários:

  1. LIndas...plantei 4 mudas na minha calçada e gostaria de saber a profundidade /esxtenão das raízes.
    obrigada
    adriana, São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriana! Obrigada pela visita! O kaizuka não tem raízes invasivas e é muito utilizada no paisagismo, inclusive próximo a calçadas.

      Excluir
  2. Amo Kaizuka, plantei duas no jardim, mas estão pequenas, espero que cresçam rápido aodoroo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola! obrigada pela visita! O kaizuka tem o crescimento lento, mas como estão plantadas no solo, podem se desenvolver melhor do que as plantadas em vaso. Mas mesmo assim... não tão rápido assim. boa sorte!

      Excluir
  3. Olá, se possível, gostaria muito de vossa ajuda.
    Comprei duas Kaizukas no mes de outubro, ambas tem aproximadamente 1,50 mts. Cada uma foi transplantada para vasos razoalvemntes grandes com a sua terra e suas raizes, os vasos contem argila expandida no fundo, manta e foi completado com terra preta adubada. Porém, vários galhos começaram a amarelar e suas folhinhas cairem, esta semana encontrei fungos (cogumelos quase transparentes) em sua terra. As kaizukas ficam em sol pleno e as rego duas vezes por semana no final da tarde ou a noite em tempo seco, porém anda chovendo muito. Gostaria de saber se minhas Kaizukas estão doentes e como devo proceder com os cogumelos e o amarelamento de seus galhos. Posso coloca-las num ambiente interno de meia sombra?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola! o kaizuka, quando saudável, gosta de sol pleno e ambiente externo arejado. Sem ver a planta pessoalmente, não podemos fazer uma avaliação precisa, mas cogumelos no vaso, indicam excesso de umidade. Em kaizukas bem desenvolvidos, é relativamente normal que algumas folhas próximas ao tronco sequem por falta de sol, mas o restante precisa estar verdinho. como você disse que vários galhos estão secando, acredito que seu kaizuka está seriamente comprometido.
      Outra recomendação importante é não adubar a planta no reenvase. Quando ela é arrancada da terra, cortamos suas raízes, e elas estão fragilizadas. Adubar no reenvase, pode queimar as raizes e matar as plantas.
      Uma boa dica é sempre comprar plantas com produtores confiáveis, para garantir que elas estão saudáveis, foram sangradas, e não ficaram muito tempo com o torrão exposto antes de serem replantadas.
      boa sorte!

      Excluir
  4. Gostaria de telefone para fazer orçamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Marcelo! vc pode fazer um orçamento por email ou telefone. Aqui nesse link tem os numeros e endereços.
      http://www.matsunagao.com.br/p/contato.html
      obrigada e um abç

      Excluir
  5. Olá
    Tenho uma kaisuka planta no jardim que está queimando as folhas de baixo perto da raiz...Não sei quantas vezes por semana rega-la...Moro em Campinas e agora tá muito seco...Será que é falta de agua ou escesso? Tenho molhado todos os dias e coloquei esterco, humus de minhoca e casca de pinus ao redor....Parabeens pelo site adorei saber de onde elas ve....Será que adianta eu colocal o folifertil????
    Grata
    Michele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Michele! Obrigada por visitar meu blog. Para te dar um parecer, precisaria de mais informações: ela esta plantada no solo ou em vaso? Qual o tamanho? Há quanto tempo ela foi plantada? Se vc quiser, pode me enviar uma foto do seu kaizuka por email. meu endereço esta na guia CONTATOS.
      Eu não recomendo essa superadubação. Se vc já colocou esterco, aguarde o resultado antes de adubar novamente. Muitas vezes o excesso é tão prejudicial quanto a falta de adubaçao. abraço

      Excluir
    2. Olá Lili obrigado pela sua resposta....Minhas Kaisukas (são 2)na verdade tem 1,00 m de altura e foram compradas no CEASA aqui de Campinas onde moro, elas estão plantadas no chão, elas foram plantadas dia 12 de abril de 2013 ...Elas ficam na frente da casa e pegam sol da manhã.Estou na duvida a respeito das regas, tenho regado todos os dias....

      Excluir
    3. Oi Michele! Ao plantar o kaizuka é recomendável usar um bom substrato, mas sem adubo, pois como elas tiveram as raizes podadas, podem queimar com o uso de fertilizantes. O melhor é deixar ela se aclimatar primeiro e só adubar após uns 3 meses, e mesmo assim moderadamente. Talvez essas folhas secas sejam resultado dessa adubação precoce. De qualquer modo, se ela está em ambiente externo e pega sol diariamente, o melhor é aguardar a sua recuperação. Algumas folhas secas é normal. Galhos inteiros secos, não. Se as folhas secas se situam próximas ao tronco, isso tb é normal. Áreas que não pegam sol não fazem fotossíntese e costumam secar mesmo. Corte todas as folhas secas, e faça uma limpeza para aumentar a área a pegar luminosidade. Quanto as regas, como elas já estão plantadas a mais de 1 mês, regue apenas quando for necessário. Veja a superfície do solo, e se ela estiver úmida, não regue. Não conheço os vendedores do CEASA Campinas, mas se elas estavam verdinhas no momento da compra e kaizukas nesse tamanho não necessitam de sangria, acredito que elas vão se recuperar. abç

      Excluir
  6. Ola.
    Tenho 67 kaizucas plantados em casa e percebi que 4 deles estao soltando galhos verdes bem pequenos. É normal da época ou sera alguma doença?
    Desde ja obrigada.
    Fico no aguardo Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Aline! Não entendi bem sua pergunta. Esses galhos verdes estão se soltando da kaizuka? Senão, deve ser novas brotações.
      Obrigada por visitar meu blog. abraço!

      Excluir
  7. Oi Lili, tudo bem? adorei as informações!!!!
    gostaria da sua opinião!!! minha sogra esta reformando a casa dela e vai retirar uma parte do jardim, no qual tem 2 Kaizuka lindas de 2,50m que usar em minha casa q estou construindo, no chão.
    O que acha, corremos o risco de transportar? amei pq elas estão grandes já!!! moro no sul, e o lugar q elas ficariam teria sol pleno.
    Acha q vale tentar?
    agradeço
    agraços Grazi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graziele! Agora é uma boa época para retirar seu kaizuka. Vale a pena tentar sim, mas procure um bom jardineiro para fazer o serviço para você. Peça para que ele faça um torrão grande, use um bom substrato, não adube no replantio(aguarde ele pegar bem primeiro) e não esqueça das regas. Boa sorte!

      Excluir
  8. Boa noite Lili...
    Comprei uma Kaizuka, e minha curiosidade é: Eu posso poda-la? Ela vai ficar em vaso, por isso quero que ela não cresça muito. E como poda-la??
    Obrigada,
    Francieli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Francieli.
      Quando plantadas em vaso, o kaizuka não cresce igual se fosse plantada no solo. Mas vc pode podar ela sim, tirando apenas os excessos. Tome cuidado para não tirar todas as folhas de um galho, pois galhos sem folhas acabam morrendo.

      Excluir
  9. Olá Lili, boa noite.
    Primeiro, muito obrigado pelo evidente carinho demonstrado com as plantas e pela atenção com os visitantes do blog. Mas me permita explorar os seus conhecimentos, por favor.
    Nós compramos um Kaizuka em uma feira de produtores de Holambra que teve em nossa cidade.
    Ele está com uns 2m de altura, mas não sinto desenvolvimento desde que compramos em agosto/2013 (acho).
    A planta está com algumas folhas amareladas próximo ao solo e aparentemente com mais espaço entre os galhos nessa região (próximo ao solo).
    Está plantada no solo em área com grama. Recebe sol todos os dias o dia todo. Detalhe: moro em Petrolina/PE, Sertão do Estado, sol com temperatura média de 35 a 45 graus.
    Há muitas plantas destas aqui na região já bastante desenvolvidas (mais de 5m, 6m).
    Nós regamos bastante todos os dias por causa do calor excessivo. Está certo? Temos que usar algum adulbo específico?
    Há um mês usei o 10x10x10.
    Sei que são muitas questões, mas te agradeço desde já a atenção. Não queremos perder esta linda planta por não sabermos como cuidar.
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Beg! obrigada por visitar meu blog!
      Quando replantamos alguma planta, não recomendamos adubar logo em seguida. Quando ela é retirada do solo, suas raizes estão podadas e mesmo que a planta seja de ótima qualidade, o replantio não deixa de ser uma agressão. A adubação deve ser feita depois dela se recuperar (cerca de 3 meses).
      Como faz pouco tempo que vc plantou sua kaizuka, é normal vc não perceber nenhum desenvolvimento. Ela ainda está em fase de recuperação, e só depois disso ela volta a se desenvolver. Também é normal que algumas folhas fiquem amareladas, principalmente nas áreas em que ela pega pouco sol, como próximo ao solo. Agora se esse amarelamento for excessivo, já fica preocupante.
      Kaizukas gostam de solo com bastante matéria orgânica, então ao invés de usar o 10 10 10, talvez seja melhor usar um fertilizante mais completo, que tenha também micronutrientes, ou então a adubação organica mesmo como o esterco de galinha.
      Não conheço o clima ai em Petrolina, mas em regiões mais quentes, é conveniente regar bem. Em caso de dúvidas, verifique o solo. Se a superfície estiver úmida, não é necessário regar. Se estiver seca, regue. abç!

      Excluir
  10. Minha casa que o jardim faz divisa com uma avenida e pensei em plantas kaizukas próximo ao muro para reduzir o ruído Dará certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Tché! kaizukas ajudam a reduzir a poluição sonora sim. Mas para isso, elas precisam ser bem grandes.

      Excluir
  11. Olá lili. Parabéns pelo site. Sou marinheiro de primeira viagem com kaizukas. Comprei 2 kaizukas e gostaria de saber se para deixa-las com aquela aparencia em parafuso é preciso uma poda ou ela cresce naturalmente neste formato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Alison! O kaizuka tem como característica natural da espécie crescer de forma escultural, torcendo e formando esses parafusos. Mas vc só vai perceber isso, depois que ela estiver bem crescida. abç

      Excluir
  12. Bom dia LIli,

    Tenho kaizukas plantadas há cerca de oito anos e jamais tirei nenhuma muda. Gostaria de saber com faço para colhe-las, uma vez que pretendo tirar mudas de 0,50m á 2,00m, e não sei como fazê-lo. Gostaria ainda de saber se existe algum tratamento diferenciado para cada tamanho pretendido. Se possível gostaria de saber como tirar as mudas da matriz e como planta-las no solo e em vasos.
    Desde já agradeço.

    Raphael

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Lili, comprei 10 Kaizukas de 4metros e transplantei em meu jardim com o torrao bem conservado, mas na hora do transporte duas a casca do tronco mei que se soltou deu uma magoada, gostaria de saber qual produto passar nesse pequeno descascado para a planta nao sofrer,minhas plantas pegam sol de meio dia em diante..muito bom seu site com informaçoes bem detalhadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola IVMARKI. Se a casca que soltou for superficial, não precisa fazer nada. As plantas, desde que estejam saudáveis no momento da compra, tem um poder de regeneração incrível. A natureza as fez perfeitas!

      Excluir
  14. olá Lili,meu nome é kleber sou de Brasília e acabo de comprar uma kaizuka de mais ou menos 1m.plantei ela em um vaso grande de mais ou menos 30cm de circunferência á deixo na varanda onde ela pega sol até umas 10, 11 horas da manhã. pergunto: esse período no sol é suficiente? e mais. á rego diariamente. isso está correto? se não, como devo proceder com o sol e a rega? desde já muitíssimo obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Daiane! kaizukas gostam e se desenvolvem melhor em sol pleno. A quantidade de sol que sua planta recebe é o mínimo necessário pra ela sobreviver, mas não pra ficar vistosa.
      Falar que as plantas devem ser regadas com determinada frequencia é perigoso, pois vários fatores como a temperatura, clima, etc podem interferir. A melhor maneira de saber quando regar, é sentindo a umidade do solo com os dedos. Se a superfície estiver seca, precisa regar. Se estiver úmida, não. abç

      Excluir
  15. Por favor, gostaria de saber o preço das kaizucas e se entregam fora do Estado. Preciso de 8 árvores de no mínimo 2 metros de altura. Aguardo. Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Maria Isabel! Por favor, escreva para o Sérgio que ele lhe dará mais informações. srnagao@yahoo.com.br ou no telefone (11)9.9421-6455

      Excluir
  16. CARLINHOS BRUNO 20 DE NOVEMBRO DE 2013
    TENHO UMA KAIZUKA EM PLANTADA NO SOLO NA FRENTE DE CASA, A MESMA TEM 3 ANOS E QUERO SABER SE POÇO PODA-LA ?

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Nagao, tenho uma Kaizuka de três anos e meio plantada no solo no meu pequeno jardim, quero saber e poço fazer podas e se e normal a mesma ser podada ou perde a beleza e valor ou fragiliza sua saúde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Carlinhos. Vc pode fazer podas sim. Desde que as podas sejam feitas com bons jardineiros e instrumentos adequados, a planta não sofre danos, e se recupera até mais bonita.

      Excluir
  18. Olá,
    Nós temos duas kaizucas no nosso jardim. Estão plantadas há mais ou menos 10 anos e tem em torno de 5 a 6 metros de altura. Nos últimos verões as folhas mais internas estão secando e caindo, externamente está bem verde. Isto é normal? As plantas estão ficando "idosas"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, Marlene.
      Isso é normal. As partes internas não pegam sol, e as folhas não conseguem fazer a fotossintese.

      Excluir
  19. Bom Dia

    Primeiramente obrigada e parabéns pelo blog.Comprei duas Kaizukas e foi planta da na fente de casa.Fui orientada a regar todos os dias por 40 dias inclusive a folhagem.Na primeira semana percebi que a ponta de uma delas estava secando. Fiquei 20 dias fora e deixei uma pessoa responsável para continuar cuidando. Provavelmente não sei se isso aconteceu, pois as duas estão com várias folhagens secas.O que devo fazer para recuperar as minhas filhotas, estou desesperada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rosilene. A pessoa te orientou corretamente. As regas nas primeiras semanas é imprescindivel para o bom enraizamento da planta recem transplantada. Nos orientamos regas diarias nas primeiras semanas e ir diminuindo gradativamente. É normal algumas folhinhas secarem, principalmente as internas, perto do tronco, onde não pegam muito sol. Mas se houver galhos inteiros secos, alguma coisa está errada. Boa sorte!

      Excluir
  20. Como é raiz do Kaizuca, em forma de Cone ou é nas laterais. Preciso replantar um de porte mais ou menos de cinco metros de altura. Está atrapalhando a entrada da casa. não quero perdê-la. Como posso fazer? Obrigada. Marta. Moro no norte do Espírito Santo. Muito calor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta, a kaizuka tem raiz pivotante sim, mas geralmente ela é retirada quando a muda é ainda jovem, para não haver problemas no replantio. Não sei que porte ela tinha quando vc plantou, ou se o produtor de quem vc comprou fez esse procedimento. De qualquer maneira, como ela está há um bom tempo plantada, é bom primeiramente efetuar uma sangria (poda gradual das raizes laterais, para que ela emita novas raizes capilares), e o transplante em si deve ser efetuado do meio para o final do inverno, . Consulte um profissional da sua região que ele poderá fazer a sangria para que a planta não corra risco de morrer.

      Excluir
    2. Olá, bom dia. Adorei o site e sou apaixonado pelas Kaisukas. A minha dúvida é: Tenho duas plantadas na calçada em frente a minha casa. Ja estão plantadas a mais ou menos 3 anos. Estão lindas e verdes, porém crescem muitíssimo devagar. Gostaria de saber qual adubo posso colocar para que elas possam crescer um pouco mais rápido. Agradeço a atenção.

      Excluir
    3. Ola bom dia. Parabéns pelo Blog. Sou apaixonado por plantas e kaisukas. Minha casa parece uma grande floresta. rs Bom, tenho duas Kaisukas plantadas na calçada em frente a minha casa com cerca de 1 metro e meio e estão plantadas a mais ou menos 3 anos. Estão lindas, viçosas e verdinhas. Sei que ela tem um crescimento lento, mas gostaria de saber se posso aplicar algum tipo de adulbo que faça com que elas cresçam um pouco mais rápido ou que pelo menos dê uma boa crescida. Agradeço a atenção e aguardo o retorno.Muito obrigado

      Excluir
    4. ola, Leo. Obrigada por visitar meu blog.
      A adubação ajuda a planta a crescer e ficar mais bonita, mas não causa milagres, ta? É tipo alimentar uma criança: super alimentação não faz ela ficar adulta antes do tempo, apenas mais forte e saudável. Kaizukas gostam de adubação orgânica (estercos), mas aceita bem os quimicos também. Caso vc opte pela segunda opção prefira sempre os quimicos com micronutrientes, e não apenas com NPK. abraço!

      Excluir
  21. Boa tarde Lili

    Fizemos um jardim em Setembro e nele plantamos 2 Kaizucas. Amo esta espécie e anceio que cresçam lindas e robustas. Elas medem em torno de 2 metros, porém são magrinhas.
    Gostaria de saber o que devo fazer para deixa-las grandes, fortes e robustas. Também tenho dúvidas quanto à época certa de adubação e poda, se é que posso podá-las. Você poderia me orientar?
    Grande abraço e desde já obrigada.
    Bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Bianca. Não é necessário podar o kaizuka, pois um dos seus maiores atrativos é o seu crescimento torcido. Mas é bom sempre fazer uma limpeza, retirando folhas secas que se formam principalmente nos galhos mais baixos e próximos ao tronco. Para que ela cresça gorda e feliz, é importante adubar. Kaizukas gostam muito de adubo orgânico (estercos). Mas na impossibilidade de usar eles (por causa do cheiro ou dificuldade de encontrar) pode também usar os quimicos, que tenham tamém os micro-nutrientes, além dos macro NPK. Recomendo os da linha Forth, que devem ser usadas na proporção e frequência indicadas pelo fabricante. Um abraço!

      Excluir
  22. ola, boa noite.

    possuo 3 kaizukas com 80cm de altura que irei trabalhar para bonsai, pergunto qual a melhor mistura de solo para elas em vasos de bonsai, se com 50% de pedriscos de 1 a 3mm e os outros 50% entre terra preta e substrato tipo para hortaliças. posso reenvazar agora no outono, moro no Rio de janeiro capital. obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus. A mistura do substrato é igual receita de bolo. Cada um tem a sua preferida, e ela também pode variar de região para região, dependendo do clima. O ideal seria vc ir experimentando e ver qual a mistura que melhor se adapta para o seu caso. O importante é que ela tenha uma boa drenagem, mas que segure também a umidade. Kaizukas gostam de substrato sempre úmido ( não encharcado) e com bastante matéria orgânica.

      Excluir
    2. obg pela resposta lili...farei as experiencias quanto ao substrato. Com relação ao reenvaze, ela aceita bem agora no início do outono? estou preocupado pois a terra que elas estão tem pouca drenagem.
      parabéns pelo trabalho de vcs.

      Excluir
    3. Se vc nao podar as raizes, pode fazer sim, Marcus. Mas caso contrário, melhor fazer nos meses de maio, junho, julho e agosto.

      Excluir
    4. fiz o reenvaze, retirei o minimo possível de raizes, tinha bastante raiz secundária. o substrato ficou em 50% pedriscos e caco de telha e os outros 50% em terra adubada e susbstrato de hortaliças. Aqui no Rio ainda está bem quente. Agora é manter úmido e aguardar.
      obg pelas dicas.

      Excluir
  23. Ola, tenho uma Kaizuka tirei ela do torrão e plantei enfrente minha casa no gramado, tem algum problema ser gramado em volta dela ?.. ela tem aproximadamente 80cm á 1m, gostaria de saber o que posso fazer para melhorar seu crescimento e cuidados com ela, algum fertilizante indicado ?. parabéns pelo blog excelente abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola João. Obrigada, que bom que gostou do blog. Que grama vc tem plantada? Geralmente gramados nao prejudicam o kaizuka, mas como sua muda é pequena e vc quer que ela se desenvolva bem, vc pode usar um limitador de grama para que suas raizes nao prejudiquem o crescimento do kaizuka. Isso tb vai facilitar a adubaçao. abç!
      Kaizukas gostam de adubos orgânicos, mas aceitam também os quimicos. Recomendo usar os fertilizantes que tenham também os micro-nutrientes em sua composição. É sempre bom esperar uns meses depois do plantio antes de aplicar os adubos quimicos, principalmente para plantas que estavam no torrão.

      Excluir
  24. Obrigado pela resposta... a grama esta cerca de um palmo do tronco, acho qe o nome da grama e esmeralda bem baixinha... em relacao ao fertilizante tenho un aqui NPK devo usar esse ou vc indica outro ? Jogo nela ou no solo ? Nao sei bem como usar.. bom diaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João. a grama esmeralda tem uma raiz bem invasiva e vai competir nutrientes com seu kaizuka. Use um limitador de gramados. Existem varios tipos e marcas de fertilizantes. O seu deve ser daqueles NPK granulado. Se for desses, vc pode pegar um punhado, e distribuir em cima do solo em volta da planta, mantendo uma certa distancia do tronco. Ela vai se dissolverndo durante as regas. Use uma quantidade pequena. Pro tamanho da sua planta, não é necessário mais que um punhado a cada 2 meses. Depois que acabar esse, eu sugiro que vc compre um fertilizante que tenha tambem micronutrientes, como os da linha ForthJardim. Bem melhor que o NPK granulado.

      Excluir
  25. Olá amigos, gostaria de saber qual é o valor de um pé de kaizuca de 1 metro, comprando 2? que é o que vou precisar... Aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiane, por favor escreva para o email elianagao@hotmail.com ou ligue para (11) 5920-8750. obrigada

      Excluir
  26. Lili, ultimamente as abelhas cachorrinho (aquelas toda preta) estão fazendo buracos no tronco da minha kaizuka pra beber a seiva. Como resolver? Isso é normal? Obrigadooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Darwin. As abelhas arapuás, tambem conhecidas como cachorrinho, geralmente atacam flores e frutos, mas as vezes atacam tambem o tronco. Em casos graves, podem prejudicar a planta sim.

      Excluir
  27. Boa noite, tenho uma kaizuca de mais ou menos 3 metros no meu jardim. Minha duvida e sobre as raizes, elas sao grandes, podem quebrar pisos°? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Rodrigo. Obrigada por visitar meu blog.
      O kaizuka nao tem raizes agressivas nao, pode ficar despreocupado.

      Excluir
  28. Olá tudo bem? Comprei 2 Kaizucas de 1.20 mt e plantei em meu jardim. A moça que me vendeu disse p mim podar os três galhos da ponta de cima, então podei a parte verde do galho e deixei a marron. Isso pode atrapalhar o desenvolvimento da planta? Será que ela irá crescer? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  29. Ola, Francilene. obrigada por visitar meu blog. A ponta que vc cortou é do tronco principal ou das ramificações. Se for a do tronco principal, atrasa um pouco o crescimento na vertical, mas ela vai continuar se desenvolvendo. Agora se for só ramificações, não tem problema nenhum. Só fiquei na duvida de pq te recomendaram podar um kaizuka tão pequeno? As pontas estavam queimadas ou algo do tipo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe por não saber me expressar muito bem, mas foi as ramificações que podei. A árvore estava saudável, a moça que me vendeu me recomendou podar a árvore p desacelerar o crescimento dela, pois eu não queria que crescesse muito rápido. Agradeço o esclarecimento. Abraços.

      Excluir
  30. Olá Lili!
    Comprei um Kaizuka a uma semana. Ele veio bem verde e plantado em um vaso plástico com barro. Ele deve ter aproximadamente 1,4m e escolhi um lugar de sombra para deixá-lo. Transplantei para um grande vaso e acrescentei terra sem adubá-la. O fato é que após esta semana alguma folhas começaram a ficar amareladas e apesar de não regá-lo desde quarta-feira da semana passada (choveu bastante aqui no Rio), porque a terra continua úmida. Vou colocá-lo no sol e gostaria de saber se preciso retirar o barro (para que o vaso tenha uma drenagem melhor) e qual é o período de sol ideal?
    À propósito o blog é muito bom!
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Sérgio. Assim sem ver é complicado responder. Não conheço bem o clima ai no Rio, sei que é bem mais quente q SP onde estou. Se a tua muda veio de SP, provavelmente ela vai sentir um pouco a diferença de clima. O ideal seria vc consultar um profissional ai no Rio sobre os cuidados que vc deve ter. Tb nao entendi direito sobre o barro que vc escreveu.

      Excluir
    2. Barro é semelhante à argila.

      Te agradeço pela resposta.

      Abs

      Excluir
  31. Boa tarde! Comprei uma kaizuca e observei que muitas folhas das pontas dos galhos estao douradas. Isso eh mau sinal? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se forem muitas, nao é normal nao. Se continuar amarelando, tire uma foto e leve para mostrar no local onde vc comprou. Geralmente, eles trocam, desde que nao seja por falta de cuidados adequados.

      Excluir
  32. Boa tarde! Comprei ima kaizuca ja grande e vi que algumas folhas do lado de fora dos galhos estao amRelas! Existe algo estranho nestas folhas? Grata!

    ResponderExcluir
  33. Bom dia, tenho 3 kaizucas de uns 3 metros em minha casa...elas já estavam na casa e me mudei a 3 meses...estão plantadas no chão e pegam sol pela manhã. uma delas está com os galhos perto do tronco ficando secas...como devo regar? tenho regado todos os dias...será que estou regando demais? coomo devo regar ? muito obrigada

    ResponderExcluir
  34. boa noite!

    há 01 semana foram plantadas kaisukas de 2.50 metros diretamente no solo (calçadas)

    Dúvidas:

    01 - devo regar todos os dias com balde de 15 litros de água para cada uma ?

    01 - devo colocar 01 colher de sopa de substrato 01 vez por mês ?

    AJUDEM ! elas estão verdes e quero ter cuidado certo pois comprei no CEASA e preciso muito da orientação de vocês

    ResponderExcluir
  35. olá, como faço para que minha kaizuka não cresça mais em altura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, plantando em vaso, ela nao cresce tanto como se estivesse no chão. Mas, de qualquer maneira, ela vai crescer. Vc pode controlar a altura com podas.

      Excluir
  36. Olá tenho 3 Kaizukas plantadas em minha calçada a mais de dois anos, mas a mais ou menos dois meses duas delas estão com manchas tipo queimadura secas em alumas pontas, como posso tratar? ( não e queimadura de urina animal)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, hjrolivio. Só pela descrição fica dificil saber. Se forem so algumas pontinhas, pode nao ser nada. Mas se forem muitas manchas pode ser algo mais grave. Vc nao andou descuidando da adubaçao ou regas?

      Excluir
  37. Boa tarde lili, tenho uma kaizuka plantada em um vaso, gostaria de saber se posso adubar com esterco de vaca ou pó de osso e se o esterco tem q estar bem seco? e como aplico no vaso?
    e o substrato que vc diz é a terra preta ou areia? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Bento. vc pode usar o esterco e farinha de osso sim. Kaizukas gostam de adubação orgânica. Os estercos devem SEMPRE ser bem curtidos (secos). O substrato é a mistura de terra com outros componentes visando que ela se torne ideal para o cultivo de determinada planta. Então, de acordo com a planta é necessario adicionar areia, matéria orgânica, etc.

      Excluir
  38. Boa tarde Lili, estou precisando de sua ajuda com 2 kaizucas de 1,5 mts que comprei no torrão ensacado com fibra natural no ceasa de campinas. Eles me recomendaram a tratar a cova com adubo granulado npk 4-14-8. Faz um mês que as plantei e elas estão amarelando de baixo para cima, o que posso fazer para salva-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia... nunca se deve adubar uma planta com fertilizante quimico no replantio, ainda mais se estiver no torrão.

      Excluir
  39. boa tarde Lili, comprei 2 kaizucas de 1,5 mts ensacadas em fibra natural em campinas, Me recomendaram a tratar a cova de plantio com npk 4-14-8, pois a terra de minha propriedade é muito arenosa e pobre. Faz um mês que as plantei e agora as mesma estão amarelando de baixo para cima, o que posso fazer para salva-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia. Sem ver a planta fica dificil responder. Nunca se deve usar adubo quimico no transplante de plantas no torrão.

      Excluir
  40. Olá Lili!
    Existe mis de uma espécie de Kaizuka? Digo isso porque algumas parecem que ficam com galhos mais abertos que outras...Grata, Marli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os juniperos chinesis conhecidos como kaizukas abrem e torcem com o tempo. Quando são mais jovens, são mais magros e fechados mesmo. Eles também sao podados para ter um tamanho mais padronizado. Com o tempo, deixando eles crescer livremente começam a formar aqueles suspiros.

      Excluir
  41. Boa tarde Lili,
    Plantei 6 Kaizucas de 1,5m há 2 anos no jardim aqui de casa, fiz covas bem largas e profundas com terra de ótima qualidade e adubo orgânico e químico, hj elas estão com 3,5 a 4 metros de altura, apesar de terem o caule um pouco fino ainda. Minha preocupação é a seguinte, o terreno onde elas foram plantadas é um aterro com cascalho compactado, assim será que suas raízes atravessarão essa terra compactada além da terra da cova? Será que isso retardará o desenvolvimento da planta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ih... Ricardo... não sei o quando o cascalho está compactado. Dificil responder sem ter visto como foi plantado. Mas se ele se desenvolveu bem ate agora, e a drenagem está boa, acredito que ela continuará assim, crescendo bem.

      Excluir
  42. Boa trade Lili! Parabéns amei seu blog.
    Neste final de semana estive na expo em Arujá e comprei uma muda da Kaizuka tamanho P, ela é muito pequena, estou querendo saber se já posso plantar no jardim ou se tenho q esperar ela se desenvolver um pouco mais? quantas vezes tenho q molhar ela ? moro no Rio de Janeiro capital e aq o calor é intenso.Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Marcia. Não sei de quem vc comprou, mas se for uma muda de boa qualidade, pode plantar no jardim sim, tomando o cuidado de regar bem, pois o calor no RJ é intenso!

      Excluir
  43. Bom dia. Adorei as dicas.
    Tenho uma Kaizuka de +- 1,20mt e pretendo replantar, de um vaso para o meu Jardim. Mas no jardim ela ficará bem próximas à alguns canos que passam sob o gramado. Corro o risco das raízes da Kaizuca romperem os canos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleber, embora a kaizuka nao tenha raizes agressivas, ela cresce bastante quando plantada no chao e as raizes crescem proporcionamente. Se vc sabe onde os canos estao localizados, é melhor nao plantar próximo a eles, pois vc pode nao ter problemas tao cedo, mas com o tempo, eles podem romper sim.

      Excluir
  44. bom dia,
    referente ao arranjo KADOMATSU, é possivel utilizar o Kaizuka para este fim?
    normalmente é usado o pinheiro Pinus.
    muito obrigado.
    att.
    Atsuci Ikeda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Atsuci. Gerallmente o kadomatsu é feito com o pinheiro negro. Creio que vc pode até usar o kaizuka, mas não seria o tradicional.

      Excluir
  45. Boa tarde quanto custa kaizurka Juniperus chinensis torulosa, preciso de 02 unidades de grande porte para Florianópolis. Mais ou menos 4 metros, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, Adriana. Por favor, entre em contato pelo email srnagao@yahoo.com.br para cotações e orçamentos. obrigada

      Excluir

Gostaríamos muito de saber a sua opinião. Escreva, opine, dê sugestões. Ou apenas mande um Oi!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.