18/05/2013

ACER PALMATUM

acer palmatum momiji

NOME CIENTÍFICO - Acer palmatum
NOME COMUM - Acer japonês, bordo japonês
ORDEM: Sapindaceae
FAMILIA: Aceráceaes
CICLO DE VIDA: perene
ORIGEM: Japão
LUMINOSIDADE:
apesar de gostar de sol pleno, nos dias mais quentes do verão prefere meia-sombra, principalmente se estiverem plantados em vaso.
AMBIENTE :
externo
SOLO: gosta de solos férteis, úmidos mas com boa drenagem.
REGA : Tem um consumo de água elevado principalmente quando apresenta novas brotações.

O acer palmatum é uma árvore de folhas caducas, com cinco lóbulos (palmatum), e é talvez a caduca mais conhecida e apreciada, principalmente pela mudança na coloração de suas folhas, anunciando as mudanças das estações. 
No inverno perde totalmente suas folhas e entra em dormência, para voltar com vigorosas brotações na estação seguinte.
Normalmente não ultrapassa a altura de 10 m, embora possa atingir 16 metros quando crescem livremente na natureza.
Não é incomum o Acer palmatum exibir variações genéticas, podendo a mesma matriz produzir mudas com  diferentes características como tamanho da folha, forma e cor.

É uma das espécies preferidas para bonsai e jardins de grandes proporções. No Japão, bosques de acer e suas folhas avermelhadas são consideradas um verdadeiro espetáculo, e esse esplendor outonal é tão importante e significativa quanto o florescer das flores de cerejeira.


acer palmatum momiji


acer palmatum momiji para jardim japonês

acer palmatum momiji para jardim japonês

8 comentários:

  1. Gostaria de saber,onde o senhor mora, em que municipio, moro em sao paulo, no interior, as suas estão lindas, no entanto as minhas estão judiadas (tem mais ou menos 30 centimetros...todos falam para nao plantar no sol pleno..o que eu faço? por favor. agradeço.:)

    ResponderExcluir
  2. Ola! obrigada por visitar meu blog. O acer palmatum aceita sol pleno, mas prefere meia-sombra. Faz quanto tempo que vc tem elas plantadas? Não sei se é esse o caso, mas nessa época elas costumam mesmo ficar sem folhas.
    Nosso sitio fica no extremo Sul da capital paulistana. Por favor, entre em contato por e-mail ou telefone, para podermos passar o endereço. obrigada http://www.matsunagao.com.br/p/contato.html

    ResponderExcluir
  3. claro, meu e-mail é arthur.hso1000@hotmail.com eu moro no sudeste de são paulo, num municipio entre pirassununga, leme, e são carlos...muito pequenininho, uma estancia climatica chamada Analandia. as minhas ainda tem folhas, não mudaram a tonalidade e nem cairam...estão na sombra no momento ´só pegando luminosidade..parabéns pelo blog, explicou bem sobre o acer, que se julga uma planta tão complicada de se plantar, achava praticamente impossivel mante-la viva e tao cheias de folhas como as tuas..estão lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então Arthur. O acer não é uma planta dificil não. Mas como ela é uma planta de folhas caducas, pode ser por isso q elas estão sem folhas. Aqui tb estão quase todas, como o acer da última foto. Qto a mudar de tonalidade, isso depende muito da variação de temperatura tb. Dá uma olhada nesse link http://www.jardimoriental.blogspot.com.br/2013/05/acer-momiji-e-kaede.html

      Excluir
  4. Vim conhecer seu cantinho e já estou seguindo :)

    um ótimo feriado ;*

    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. la Bom Dia.
    Primeiramente parabens pelo magnifico trabalho!!
    E gostaria de saber se vcs possuem mudas de acer para comercializar e se sim.
    Quanto sai? Sou amante dessa arte e dessa especie em especifico.

    Grato Ivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Ivo. Temos mudas de acer sim. Por favor entre em contato pelo email srnagao@yahoo.com.br

      Excluir

Gostaríamos muito de saber a sua opinião. Escreva, opine, dê sugestões. Ou apenas mande um Oi!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.