15/04/2013

PINHEIROS NEGROS PARA JARDIM JAPONÊS

pinheiro negro para jardim japonês
alguns dos pinheiros negros com mais de 40 anos no nosso sítio
NOME COMUM - Pinheiro Negro Japonês
NOME CIENTÍFICO - Pinus thunbergii
FAMÍLIA: Pináceaes
ORIGEM: Japão

AMBIENTE : Sempre externo, a pleno sol.
SOLO: com boa drenagem, não gosta de solos muito ácidos.
REGA : Deixar secar  bem entre regas.
ADUBAÇÃO: não é muito exigente. Pode-se usar pequenas quantidades de adubo químico equilibrado ou orgânico nos meses de primavera e verão e início do outono.
PODA E MANUTENÇÃO: pelo menos 1 vez por ano.

O pinheiro negro é uma árvore perene e é  muito apreciado pela sua rusticidade. Com sua imponente aparência, o Kuromatsu é também uma das espécies preferidas na arte do Bonsai.
No Jardim Japonês, o Pinheiro Negro - Kuromatsu, pode ser considerado a  principal  e mais significativa dentre todas as plantas.
De crescimento lento, ele cresce naturalmente nas partes costeiras do Japão, aguentando com vigor todas as intempéries do clima e do tempo dessa região.
Em seu habitat natural, o Kuromatsu chega a atingir 40 metros e são consideradas símbolo da confiabilidade e longevidade.
Com suas agulhas em tons verde escuro, quando adultas, esses pinheiros apresentam um tronco áspero que lhe conferem uma belíssima e peculiar aparência de árvore vivida.
Nos jardins Japoneses ele é a representação da figura masculina, do Homem, do pai ou patriarca da família, fazendo um contraponto com o Pinheiro Vermelho, que é associado à figura da mulher, devido as suas agulhas delicadas em tons verde vivo.
Depois que atingem aproximadamente a idade de 100 anos, seus galhos pesados naturalmente começam a pender para baixo, e esses pinheiros adquirem a aparência tão admirada e reproduzida em versões menores nos exemplares para jardim e bonsai. Segundo as lendas Shintoístas, isso acontece quando os deuses descem à terra: primeiro eles pulam sobre o Kuromatsu, e descem pendurando-se em seus galhos que se curvam em direção ao chão, até eles poderem pisar na terra.
No Japão, alguns Pinheiros Negros são tão antigos, e seus galhos tão pesados, que precisam ser escorados para não quebrarem.

pinheiro negro para jardim japonês
Sérgio Nagao, ao lado de um pinheiro negro  no nosso sítio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaríamos muito de saber a sua opinião. Escreva, opine, dê sugestões. Ou apenas mande um Oi!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.