21/04/2012

AGRICULTURA QUASE ORGÂNICA

gramíneas ao redor das plantas, antes de passar a roçadeira
Uma coisa que costuma chamar atenção no sítio é que diferentemente da maioria das grandes plantações, a nossa não é “limpinha”. Como pode ser visto nas fotos postadas nesse blog, em várias áreas, ou até mesmo ao redor das plantas, há vários pontos com capim ou mato. 
Para algumas pessoas, isso pode causar estranheza, ou até parecer desleixo, mas não é. 
Para quem já viu uma horta orgânica, sabe que ela não costuma ser muito bonita, e pode até parecer desorganizada. No nosso caso, que trabalhamos com plantas ornamentais, usamos o mesmo sistema das hortas agroecológicas e também controlamos as gramíneas naturalmente, sem o uso de herbicida, com o uso de roçadeira em sistema de rodízio por toda a plantação. 
Apesar de ser mais dispendioso, optamos por esse tipo de agricultura, por algumas razões:

  • o sítio se encontra em  Área de Proteção Ambiental, com mananciais que alimentam os rios Guarapiranga e Billings.
Na cidade de São Paulo, mais de 30% da água usada para abastecer a capital, vem da região de Parelheiros. O uso de herbicida além de desgastar a terra, contamina o solo e os lençóis freáticos. 
Além disso, com o tempo, todo o excesso de agrotóxicos escorre para os rios e contamina as águas, causando grande prejuízo ambiental. 
Apesar de ser não haver uma lei que nos obrigue ao não uso de herbicidas, nós e outros produtores rurais sérios da região somos adeptos da agricultura mais natural.

  • O capim, gramíneas ou erva-daninha, como seu próprio nome diz, causa danos e num descuido pode acabar com a plantação. Mas, tomando os devidos cuidados, ela pode não ser tão nociva assim, e ainda se tornar um aliado do produtor, ajudando a melhorar a qualidade da terra. 
Mantidas sobre controle, as ervas daninhas ajudam a preservar o solo, controlar os insetos e fungos. Além disso, seus restos formam um composto orgânico, que serve de alimento para as plantas.
No sítio, todas as ervas daninhas são controladas naturalmente, com o uso de roçadeira.

Embora esse processo seja bem mais trabalhoso e exija mais tempo e mão-de-obra que o método convencional com herbicidas, acaba compensando por preservar a qualidade do solo e termos como resultado plantas mais resistentes.
Além disso, podemos dizer que estamos fazendo a nossa parte para ajudar a preservar a natureza.

Leia mais sobre os mananciais  e a região clicando  AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaríamos muito de saber a sua opinião. Escreva, opine, dê sugestões. Ou apenas mande um Oi!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.