29/01/2014

RODA DE FOGO - STENOCARPUS SINUATUS

Nome Científico: Stenocarpus sinuatus
Nomes Populares: Roda-de-fogo, Árvore-de-rotary
Família: Proteaceae
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: Austrália, Oceania
Porte: grande, acima de 12 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

A roda-de-fogo ou árvore de rotary  é uma árvore muito ornamental, perenifólia, de  grande porte,  originária das florestas tropicais da Austrália e que se adaptou muito bem ao clima brasileiro.

Em seu habitat natural pode chegar a 40 metros de altura, mas em jardins não costuma passar dos 20 metros. 

As flores em forma de disco formam uma roda, da qual origina o seu nome original (Firewheel Tree),  de cor vermelha-alaranjada e com longos estames dourados, podendo ser vista de longe, aparentando estar em chamas. Apesar de não serem perfumadas, suas flores produzem néctar em abundância, atraindo pássaros e insetos polinizadores.
Exótica, sua floração é um espetáculo que atrai todos os olhares nos meses de verão ou outono (dependendo da região). 
árvore de rotarySendo uma árvore de grande porte, é aconselhável que ela seja plantada em locais amplos, para que possa receber o merecido destaque. 
Pode também ser plantado em vasos e cultivados em varandas arejadas e com boa iluminação, mas nessas condições dificilmente floresce. 
 É uma planta de crescimento lento, e sua floração só se dá depois que ela fica adulta, o que pode demorar anos.  Mas, mesmo sem florir, ela é uma planta bela. Suas folhas são grandes, brilhantes e muito ornamentais, onduladas e com nervuras bem marcadas.   
Deve ser cultiva sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente nos primeiros anos após o plantio. Depois de bem estabelecida, a roda-de-fogo é tolerante à estiagem, ao calor intenso e ao frio. Aprecia solos úmidos, mas não encharcados.
árvore de rotary
árvore de rotary

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaríamos muito de saber a sua opinião. Escreva, opine, dê sugestões. Ou apenas mande um Oi!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.