30/08/2013

GLICINIA - WISTERIA SP

glicinia azul

Nome Científico: Wisteria sp

Nomes Populares: Glicínia chinesa, Glicinia japonesa

Família: Fabaceae

Gênero: Wisteria

Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado

Origem:  China, Japão

Altura: até 12 metros

Luminosidade: Sol Pleno
 
Ciclo de Vida: Perene
 

A glicínia é uma trepadeira volúvel, lenhosa, caducifolia com belas flores em forma de cachos. Suas folhas são pinadas (semelhante a uma pena), alternas e compostas por 9 a 19 folíolos, de coloração amarela ou avermelhada  quando novas, tornando-se  verde-brilhantes com o tempo. As inflorescências são longas, pendulares e carregadas de numerosas flores azuis, róseas, brancas ou roxas.
No Brasil, podemos encontrar as espécies  Wisteria floribunda, nativa do Japão e a Wisteria sinensis, nativa da China. A espécie chinesa apresenta inflorescências mais curtas, porém mais numerosas que as espécie japonesa que por sua vez tem cachos que chegam a 45cm de comprimento. 
De crescimento lento a moderado, pode levar anos para que se torne adulta para começar a florir. Para compensar isso, a glicínia é uma espécie com alta longevidade, e em seus países de origem é comum ver espécies centenárias em parques e praças públicas. 
No paisagismo, a glicínia é  uma trepadeira super indicada para cobrir treliças e pergolados, que precisam de estruturas reforçadas para aguentar o peso dos galhos. Também pode ser conduzida como arvoreta ou bonsai. 
No Brasil, seu florescimento se dá no meio do inverno, e suas flores são um verdadeiro espetáculo antecedendo a primavera.
Muito resistentes, conseguem sobreviver em solos pobres e locais sombreados, mas apreciam e florem melhor quando cultivadas sob pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica e com regas regulares.  Aprecia o frio, sendo indicada para locais de climas amenos.

glicinia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaríamos muito de saber a sua opinião. Escreva, opine, dê sugestões. Ou apenas mande um Oi!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.